Receita do Dia: Filé Mignon ao Molho Madeira…

Gentem,
Hoje estou trazendo para vocês uma receita mara que eu encontrei de filé mignon ao molho madeira!! É uma receita muito fácil e rápida de fazer, para falar a verdade nem acreditei que além de tudo isso ficou uma delícia que nem aqueles que comemos nos bons restaurantes!!

Então vamos, lá.. mãos à obra!!

INGREDIENTES:

1kg de filé mignon (ou também outra sugestão seria contra-filé, alcatra, que são cortes macios perfeitos para serem cortado em bifes)

3 xícaras de vinho tinto madeira
500g de cogumelos frescos ou em conserva
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
1 tablete de caldo de carne
2 xícaras de água
1 colher de sobremesa de maizena
1 1/2 colher de colher de chá de sal
2 colheres de café de pimenta do reino preta (de preferência moída na hora)

Primeiro passo – Preparar os bifes: Se você comprou uma peça inteira, deve tomar o cuidado de lavar a carne sob água corrente fria e depois fazer os corte em bifes, sem esquecer que o corte deve ser sempre feito no sentido contrário ao das fibras, para assim evitar que a carne fique dura.

Depois de cortado os bifes, coloque-os numa tigela e tempere a seu gosto e os deixem reservados para garantir o tempero da carne.

Segundo passo – Preparando os condimentos: Corte as cebolas de maneira que os pedaços fiquem bem pequenos, para praticamente desaparecerem no momento em que for fazer o molho. E isto, também serve para o alho. Deixe-os reservados e aqueca uma xícara de água para que você possa dissolver o caldo de carne concentrado, depois reserve-o. Depois dissolva em outra xícara de água, neste caso fria, a maizena, reserve-a. Após corte em finas fatias os cogumelos e reserve-os.

Terceiro passo – Preparando o molho madeira:  Ponha azeite na panela para aquecer e comece a dourar a cebola e o alho.  Quando eles ficarem bem douradinhos acrescente o vinho madeira, o caldo de carne, o sal e a pimenta à gosto, os cogumelos em fatias e deixe cozinhar….

Cozinhe este molho até que o mesmo engrosse um pouco e o líquido tenha dissolvido mais ou menos até a metade. Após, acrescente a maizena dissolvida. Deixe cozinhar por mais alguns minutinhos e reserve.

Quarto passo – Fritando os bifes: Ponha duas colheres de sopa de azeite numa frigideira para aquecer. Quando estiver bem quente, coloque os bifes para fritar. Deixe-os dourarem de um lado por cerca de uns 3 a 4 minutos e depois vire. Assim que estiverem prontos, estará no momento de servir o prato!!

Quinto passo – Servir: Paras servir este prato a sugestão é utilizar um rechaud, no qual inicialmente você irá distribuir os bifés no refratário e dai sim distribuir o molho.

Para acompanhamento pode-se optar  tanto por uma batata  sauté quanto para uma batata palha bem fininha (que euuu amoooo) um arroz branco ou até mesmo integral (para aqueles casos em que queremos enganar de leveee a consciência… hehehe).
Temos então uma excelente opção para um jantar simples, bonito e que tenho certeza irá agradar a todos!!


Boom, people… espero que vocês tenham gostadooo!! Vou testando algumas outras receitas e postando aqui para vocês…  agora fiquem à vontade para dividirem suas receitas também!! Vou adooraaarrr!!

Bjããooo

 

Publicado em agosto 31, 2012, em Gastronomia e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. vera maria fontoura bombardelli

    Oi!! Vai colocando as receitinhas sim, esta aqui vou passar para a Bruna.. Ela tem mais jeito que eu!! Heheheheehe

    • Bah, Veraa.. sou super suspeita pois sempre quando vou na casa deles a Bruninha sempre faz uns pratoos, que nossa!!! Vou lá só para comer… ahh hahahaha… que vergonhaaa!! Mas pode deixar eu vou postar tudo o que for testando sim!! E se tiver alguma dica, por favor.. só mandar também!! Bjããoo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: